terça-feira, 8 de março de 2011

Sonho de Talita































Sonho de Talita

Trabalhei alfabetizando com esta cartilha muitos anos de minha vida e sempre obtendo sucesso.
Lembro bem que meu filho alfabetizado por uma colega de trabalho foi "reprovado" (na época era assim) por não ter sido alfabetizado. Fiquei revoltada: eu uma alfabetizadora deixei meu filho ser reprovado. A atitude que tomei foi brincar com ele durante as férias contando "histórias" e apresentando os personagens e brincando de ler. Enfim ele foi alfabetizado em 20 dias e no início do ano seguinte fez uma prova e viram que ele estava alfabetizado e pode seguir sem retenção.
 Esta cartilha faculta ao professor trabalhar com diferentes metodologia e "métodos".
Hoje já não existe mais cartilha e acho até muito bom porque professores ficavam engessados na cartilha e não adequavam seus conteúdos aos seus alunos e nem ao Projeto Político Pedagógico adotado pelas escolas.
Hoje sou aposentada e pouco antes de me aposentar voltei à sala de aula para lecionar de volta a turma de alfabetização. Mesmo depois de trabalhar anos na Secretaria de Educação e ter dirigido uma escola por anos me vi de novo como alfabetizadora e encontrei nas escolas por onde passei professores se debatendo em métodos naturais e modernos vindos da direção.
Como toda minha experiência veio do Sonho de Talita pedi autorização da Direção para trabalhar do meu "jeito" conforme a minha experiência e o resultado foi excelente. Vi como professoras novas se perdiam no alfabeto e seguiam sem direção com muita facilidade.
Voltei apesar de toda a Modernidade a aplicar o Sonho de Talita mas vejam bem:
  1. A Cartilha é apenas um roteiro para que o professor não se perca em sua alfabetização.
  2. Ela pode perfeitamente se adequar aos projetos sugeridos pela Direção e aos projetos trabalhados na escola se tornando assim algo atual e dinâmico.
  3. Ela é formada de histórias que trabalham o imaginário da criança e estas histórias podem ser criadas por você e sua turma trabalhando sempre com os personagens da cartilha em diferentes histórias e momentos por que passa a escola (festas, movimentos e projetos)


Pena não ter recuperado o Manual que emprestei a uma professora com o objetivo de auxiliá-la mas vou tentar contar a história primária onde você professor vai acrescentar sua imaginação para ativar a curiosidade de seus alunos.



Sonho de Talita


Era uma vez uma menina muito esperta, ( aqui você acrescenta as características que você achar necessárias para trabalhar com seus alunos: levada, obediente etc.)
Ela gostava muito de brincar com sua boneca que se chamava Dadá. 
Corria de cá para lá sempre levando sua boneca (pode comparar com a Mônica e seu coelhinho).
Um dia ela foi brincar perto de uma árvore no quintal e sentou à sombra da árvore e depois de um tempo adormeceu.

de repente ela foi acordada por uma agitação enorme vendo 5 coelhinhos que pulavam cheios de alegria. Ela deu um salto e os coelhinhos pulavam e giravam e perguntavam quem era ela.
Ela se assustou por ver um coelhinho falando e eles explicaram que ela estava no Mundo Encantado dos Bichinhos e lá todos falavam e começaram a se apresentar.
  • Coelhinho A: Sou esperto e fico sempre de boca aberta  e tenho uma orelhinha caída aaaaa - o professor deve enfatizar o movimento da boca e mostrar que para falar seu nome preciso ficar com a boca aberta.
  • Coelhinha E: Ela é uma coelhinha bem vaidosa, tem sempre um laço no pescoço e os outros coelhinhos ficam sempre dizendo: Ela é bonita ou não é? e os outros respondiam:  é...- O professor enfatiza da forma que achar necessário e segue apresentando as outras vogais:
  • Coelhinho I: está sempre assustado e receoso diz sempre iiiiii
  • Coelhinho O: Sempre guloso e redondo e admirado: OOOO
  • Coelhinho U: Sempre assustado e choroso, chora sempre: uuuuuu


Assim o professor enfatiza diversas atividades com seus alunos. Eu costumava fazer o cartaz com estes desenhos e dizia a uma criança para ficar perto do A, perto do E e assim por diante sempre visando a fixação. Fica a critério do professor passar as diversas formas da escrita: cursiva, maiúscula, minúscula. Eu dizia que assim como temos várias roupas:  de ficar em casa e de sair para festa, assim também os coelhinhos e apresentava suas diferentes formas.
Não precisamos demorar nesta fase pois a cartilha trabalha primeiro apresentando as consoantes com A, o que facilita a assimilação.

Logo depois os coelhinhos verificam que a boneca da Talita não fala e perguntam a Talita porquê. Ela diz que "boneca não fala" mas os coelhinhos dizem que no "Mundo encantado dos bichinhos" todos podem falar e vão chamar a fada.
A fada chega toda iluminada e brilhante e olha para Dadá e sopra sua varinha mágica saindo estrelinhas que vão repousar na bonequinha. Ela sopra fuuuuuuu ( o professor enfatiza o f de fada no sopro para que o aluno assimile que a letra da fada sopra assim ffffuuuuu). Cada professor vai agir como desejar visando a assimilação pelo aluno do som inicial da letra do personagem.
Dadá começa a se espreguiçar e se mexer. Talita fica admirada mas como ela é uma bonequinha de pano molinha e frágil ela fica sem força e começa a falar o nome da Talita mas só consegue dizer Ta, para dizer o nome da Fada ela diz apenas Fa e para dizer o seu nome ela diz Da. - O professor vai trabalhar a sílaba inicial das palavras: TALITA - DADÁ E FADA - TA - DA e FA.

Logo depois aparece ao longe uma agitação e os coelhinhos falam que já vem a Macaca com sua irmã menor a Nanica.
Elas se aproximam e os coelhinhos apresentam a macaca e a nanica para Talita. Elas estão carregando uma saca enorme de bananas e falam com entusiasmo sobre a festa que vai acontecer.
Vocês não sabem? pergunta a macaca, estamos carregando esta saca para a casa do lago para prepararmos a festa que vai haver no Mundo encantado dos bichinhos.
Como a saca estava muito pesada os coelhinhos oferecem ajuda e falam que Talita e Dadá podem ajudar a levar a saca.
O professor deve enfatizar que a saca estava pesada e a Nanica era pequena e não conseguia puxar a saca direito e a saca ia fazendo curvas no caminho (que correspondem a letra S).
Na casa do lago que era muito bonita com uma paisagem linda havia perto um lago onde crescia uma planta bem alta (relacionar esta planta a letra L do lago e como a árvore era bem grande esta letra (para falar o nome dela) precisamos colocar a língua bem no alto da boca.

O professor vai trabalhar todas as consoantes com a: MA, NA, SA, BA, CA, LA
Exercícios diversos precisam ser feitos.
A brincadeira é que a Dadá ainda estava começando a falar e para incentivá-la os coelhinhos brincavam com ela: colocavam perto da casa e ela falava CA, perto do lago ela falava LA e assim por diante.
O professor deve ter sempre o mural para apoio visual com os personagens destacando as sílabas iniciais que irão apresentar as consoantes sempre com A.

O professor não deve demorar muito, depois de fixar bem as sílabas passará para a formação de palavras e escrita sempre enfatizando a história e dizendo a característica de cada personagem:
  • a Macaca é maior por isso sua letra tem 3 voltinhas.                                                                    
  • a nanica é menor por isso só duas voltinhas.                                                                                
  • o lago tem uma planta bem alta e colocamos a língua bem no alto da boca                               
  • a casa tem uma janela diferente que traça o formato da letra C.                                                 
  • a saca estava pesada e faz curvas na estrada como a letra da saca S                                          
  • e assim por diante o professor trabalha com seus alunos sempre de forma divertida e agradável.
O professor pode adaptar as festividades da escola com os personagens, carnaval, Páscoa, etc sempre colocando os personagens neste cenário inventando histórias divertidas e alegres.

Bem paro por aqui por hoje mas vou continuar contando parte da história para ser trabalhada em classe sendo que a verdadeira história você que vai adaptar professor, de acordo com sua turma e momento.    
Até mais!                                                                          





62 comentários:

  1. Olá Gi, meu nome é Fabrício e fui alfabetizado por essa cartilha. Graças a ela peguei gosto pela leitura e hoje sou professor de Português. Tenho procurado essa cartilha faz tempo e não a encontro. Onde você conseguiu a sua? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi e Fabrício, sou filha da Maria do Carmo e fui alfabetizada pela Manoelita, gostaria muito de fazer contato com vcs. Meu email: osonhodetalita@gmail.com
      Aguardo notícias, Vera.

      Excluir
    2. amei encontra a catilha q tanto amo procurava a tempos pra ensinar sobrinhos e neta a ler obrigada bj grande

      Excluir
  2. Olá, também fui alfabetizada pela professora fada Marizilda com essa cartilha. Até hoje lembro dela imitando a Nanica arrastando a saca! Você trabalha com essa cartilha? Também me tornei professora de português por conta dessa fada, mas eu não tinha a mesma magia. Pelo jeito você tem, Gi, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Que amor!

    Fui alfabetizado com essa cartilha!! Minhas primas a destruiram, infelizmente. Caso contrário eu a teria até hoje. Adorei.. Vc me fez uma linda surpresa com esse post!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo! Lembro perfeitamente de cada página. Foi um aprendizado com muito amor. Obrigada por trazer lembranças tão doces!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite eu também fui alfabetizado com essa cartilha eu tenho um filho de 4 anos eu queria acha ela pra eu usa com ele vc sabe dizer onde eu acho ou vc poderia escarniar e me enviar por e-mail obrigado Marcus me responda ok

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, amei seu blog ^^. Estou muito interessada nessa cartilha, estive tentando usar a história com meus alunos porém não sei da história completa. Você poderia escanear e enviar por email ??? Agradeço desde já :)

    ResponderExcluir
  8. Também fui alfabetizado com esta cartilha. Mas tenho uma dúvida. Se na época estes livros existiam AOS MONTES porque é que hoje é tão raro encontrar um ? Um abraço.

    ResponderExcluir



  9. AMEIIIIIIIII FUI ALFABETIZADA COM ESSSE LIVRO E KERIA MT MOSTRAR A MEUS FILHOS OBRIGADA

    ResponderExcluir
  10. Que tempo bom!! Minha mãe me alfabetizou com Talita, me emocionei aqui!!! Será q ainda existe em algum lugar? Adoraria ensinar a meu filho através dele!!
    Obrigada por proporcionar esta linda lembrança!!

    ResponderExcluir
  11. vania.r.santiago@gmail.com24 de agosto de 2013 às 15:49

    Boa noite, sou professora e queria tanto comprar esta cartilha e não encontro. Onde posso conseguir? Vc tem ela scaneada? Me venderia?
    vania

    ResponderExcluir
  12. Olá, boa noite! Adorei esse blog recordando, amei essa cartilha, também fui alfabetizada por ela, e gostaria de saber onde encontro para comprar para alfabetizar meu filho. Obrigada! Ana

    ResponderExcluir
  13. Olá, igualmente para mim, nunca me esquecerei desta cartilha, é uma pena que hoje em dia não se usa mais. Tudo que é bom vai embora rápido. Meus parabéns pela iniciativa. Um grande abraço,
    Antônio Carlos.

    ResponderExcluir
  14. Meu amor estou muito feliz, pois tambem fui alfabetizada com esta cartilha.Tenho 39 anos e ate hoje eu não falo com meu padrasto pois ele rasgou minha linda e amada cartilha, se alguem souber aonde compra me avisa pois é muito importante pra mim.
    Estou muito emocionada, passou um filme na cabeça e no meu coração.
    Aguardo resposta Bjs Adriana

    ResponderExcluir
  15. Adoraria ter essa cartilha! O que faço p conseguir? Que saudade...

    ResponderExcluir
  16. Eu também fui alfabetizada com essa cartilha. Que saudades! Essa cartilha foi muito útil.

    ResponderExcluir
  17. Adorei envia pra mim por favor...
    marthefran@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. do nada lembrei e fui procurar, qual a minha surpresa estava lá parecia o tunel do tempo.boas lembranças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você poderia mandar fotos ou Scanner para eu conhecer melhor esta apostila,por favor?! Luci

      Excluir
  19. Nossa! Que bom ver que alguém guardou e colocou disponível para nós que fomos alfabetizados por esta cartilha. Infelizmente, nos anos 80 houve uma "caça às bruxas" em relação ao método adotado e, de forma maquiavélica muitos colegas chamavam-na de "O Pesadelo de Talita". Graças a Deus eu tive uma excelente alfabetizadora Profª Leda da E.M. Conselheiro Mayrink. Bons tempos! Obrigada, Gi.

    ResponderExcluir
  20. Gi Santiago, estou procurando há algum tempo esta cartilha. Minha filha apresenta dificuldades na aprendizagem e fui aconselhada a trabalhar com esta cartilha para ver se alcançamos alguma melhora. Procurei para comprar e não consegui. Na verdade até encontrei, mas não tenho condições financeiras de adquiri-la. Quando vi seu post encontrei uma luz no fim do túnel. Você tem ela em pdf para comercialização? Tem alguma ideia de como posso acessar este material? Não queria ver minha filha perder mais um ano tentando ler. Vi um resultado inicial pegando as primeiras folhas que você postou. Mas, só com todos os exercícios poderia levar adiante o sonho de vê-la lendo fluentemente. Se tiver alguma ideia e puder me responder vou agradecer imensamente. Sonho em ver minha filha alfabetizada. Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Oi meu nome é ALBANEIDE fui alfabetizada por essa cartilha,tenho orgulho de ter aprendido a ler,tempos bons que já mais serão esquecidos.Como poderei adquirir essa cartilha de novo?espero respostas.Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Olá!! Não tem como não se emocionar ao relembrar dessa cartilha. Agradeço por postá-la. Sou professora e sempre quis mostrar aos meus alunos, porém nunca a encontrei.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Olá!! Não tem como não se emocionar ao relembrar dessa cartilha. Agradeço por postá-la. Sou professora e sempre quis mostrar aos meus alunos, porém nunca a encontrei.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Olá Gi,
    Sou apaixonada por essa cartilha e tb fui alfabetizada com ela. Consegui comprá-la alguns anos atrás. Gostaria muito do manual do professor. Se vc tiver entre em contato por favor!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Fui alfabetizada com a cartilha da Talita, e aos 5 anos eu já sabia ler muito bem. Eu lia tudo, e até hoje leio super rápido. Não sei o motivo dessa cartilha ter ficado na mente! Eu lembro que gostava muito dela.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, também fui alfabetizada por essa linda cartilha e gostaria de adquiri-la para ensinar aos meus alunos por ela. Tem como eu ter uma?

    ResponderExcluir
  27. Gi Santiago, importantíssimas suas colocações. Parece que os modismos e nomenclaturas de cada governo são mais importantes que a capacidade de uma equipe pedagógica numa sala, escola ou secretaria. Sinto que cada vez que vem uma dessas modas, jogam a água, a bacia e o bebê fora; numa analogia cômica da situação. Precisamos enfrentar estas ações políticas em favor dos nossos alunos. Saber aplicar métodos e estratégias que favorecem o aprendizado. Bom caminho...

    ResponderExcluir
  28. Angela Araujo de Farias14 de março de 2018 às 05:34

    Olá!!!!
    estou trabalhando com essa apostila graças as suas orientações.
    Mas, gostaria de mais detalhes.
    Tem como vc me ajudar? Podemos trocar e-maills e até zap
    Já agradeço.

    ResponderExcluir
  29. Amei relembrar cada pedacinho da cartilha. É incrível após 30 anos ainda poder lembrar e se emocionar com a cartilha de Talita. Tão bem feita e lembrada até hj. Hoje em dia ninguém mais lembra como se alfabetizou, mas a cartilha de Talita sem dúvida alguma é lembrada por todos que aprenderam com ela!

    ResponderExcluir
  30. Fui alfabetizada com esta cartilha em 1993. Eu simplesmente amava as historinhas, os desenhos. Sou apaixonada por língua portuguesa e literatura. Lembrei de cada página postada. Muito obrigada por compartilhar, dá uma grande saudade!

    ResponderExcluir
  31. ALFABETIZO DESDE 1974. USEI MUITOS ANOS ESSE MÉTODO E NÃO FALHAVA. DEPOIS MUDEI DE ESCOLA E TODOS TINHAM QUE ADOTAR O MESMO MÉTODO. SONHO DE TALITA NUNCA ERA ESCOLHIDO. ESSE ANO ESTOU ALFABETIZANDO AINDA. TENHO DOIS ALUNOS QUE NÃO ESTÃO CONSEGUINDO...ME LEMBREI DO SONHO DE TALITA E COMECEI A PROCURAR. MUITO FELIZ E ESPERANÇOSA DE TER ENCONTRADO. MUITO OBRIGADA!!! SUELI LIMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria muito de conseguir os livros para trabalhar com alguns alunos que apresentam dificuldade. Alguém sabe onde encontro ?

      Excluir
  32. Oi, Gi. Vc tem esse livro em pdf. Tenho interesse. Meu filho foi alfabetizado usando essa cartilha. Eu curtia demais ensiná-lo. Agora quero ajudar a minha netinha. Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  33. Fui alfabetizada por ela q saudade!Metodo simples e magico!talvez nossas criancas geracao "fest food"presisem dessa linguagem magica...sera q Monteiro Lobato se inspirou nela criar Emilia?

    ResponderExcluir
  34. Que bom saber que tem tanta gente que gosta dessa cartilha... Também fui alfabetizada por ela! S2

    ResponderExcluir
  35. Oi, Gi ! Tudo bem ?
    Caramba vc não tem noção da felicidade em encontrar essa Cartilha tão amada em que fui alfabetizada , no RJ ,minha terra natal.
    Sou professora, geógrafa . Já alfabetizei muitas crianças o que me deixa imensamente feliz.
    Coleciono as cartilhas em que trabalhei , graças a Deus com sucesso !
    Relembrar das lições dessa cartilha , é tão maravilho! ME lembro demais ,eu recortando e colando as sílabas e guardando num saquinho com muito carinho e zelo. Lembro da minha mãe me ajudando a ler e escrever . Como uma colega disse acima: são doces lembranças que o tempo nunca vai acabar.
    SErá que Deus ainda vai proporcionar de acharmos um dia o tal Manual que ajudaria muitas alfabetizadoras ?
    Eu estou na esperança que isso aconteça.
    SErá que vc não faria um esforço pra tentar puxar da memória as demais histórinhas que complementam essa CArtilha. Daí , vc faria uma cópia e nos venderia, que tal ? Boa ideia ?
    As ideias dessas autoras foram geniais , ao usarem os sons das letras e como associaram as letras aos desenhos dos personagens , foi de uma sacada nunca vista nas cartilhas posteriores ao Sonho de Talita.
    Grata por vc existir e nos proporcionar essa alegria e lembrança tão boa!

    ResponderExcluir
  36. Boa noite!
    Muita emoção, recordar a infância e trazer a memória lembranças maravilhosas.
    E melhor, entender o quanto de minha atuação profissional tem haver com a contribuição dessa Cartilha.
    Com o Sonho de Talita, aprendi a ler sonhar e realizar.
    Obrigada por por me permitir tantas alegrias.

    ResponderExcluir
  37. Aonde posso encontrar essa cartilha aqui no Rio de Janeiro.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Gratidão por disponibilizar a cartilha aqui para todos nós! Fui alfabetizada com ela e estava procurando há muito tempo.

    ResponderExcluir
  39. Fui alfabetizada com essa cartilha em 1969. Fiquei feliz em encontrá-la. Vou utilizá-la para alfabetizar minha neta. Muito grata por ter disponibilizado.

    ResponderExcluir
  40. Queria tanto para alfabetizar meu netinho em casa. Alguém disponibilizando?

    ResponderExcluir
  41. Também aprendi a ler e escrever com essa Cartilha e Livro de Exercícios, queria tanto encontrar... Ainda existe essa Editora?

    ResponderExcluir
  42. ESSA Editora não existe mais! FOI postado aqui ,sobre isso.Que pena ,neh? SE EXISTISSE eu entraria na fila com toda certeza!

    ResponderExcluir
  43. Bom dia!
    Gostaria de saber como posso adquirir essa cartilha para educação dos meus filhos menores.

    ResponderExcluir
  44. Oi,eu também fui alfabetizada por essa cartilha e minha filha caçula se chama Thalita em homenagem a personagem. Sou pedagoga e uso o exemplo da cartilha com a equipe de professores. Sempre conto a historia para as crianças das escolas e alfabetizei meus filhos da mesma forma. Lêem fluente. Você enviaria o arquivo? Eu adoraria ter. Já procurei em todo lugar. christmarals@gmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  45. Estou com 52 anos é fui alfabetizada com essa cartilha, no Colégio Excelsior RJ. Lembrança gostosa...

    ResponderExcluir
  46. Olá...já usei essa cartilha... Ela e excelente.. Tenho um filho autista ele vai para o 1 ano , gostaria muito de alfabetiza-lo com essa cartilha... Vc pode me enviar por meu e-mail por gentileza... Obrigada ❣️

    ResponderExcluir
  47. Gente que emoção, até chorei agora! Eu amo essa cartilha, lembro de cada personagem, cada pintura, exercício. Realmente marcante essa apostila

    ResponderExcluir
  48. Tenho 54 anos e estou muito feliz pois foi alfabetizada com está cartilha e gostaria muito de saber onde posso encontrar, nem que seja para baixar

    ResponderExcluir
  49. Olá
    Que maravilha encontrar essa cartilha. Fui alfabetizada com ela e meus irmãos também. A autora era Joanita Souza.

    ResponderExcluir
  50. Tenho 56 anos e estou emocionada em encontrar esta CARTILHA " O Sonho de Talita" online, a qual fui alfabetizada.

    ResponderExcluir
  51. Preciso de.Alfabetizar com esse Projeto.
    Elizabethf.galvao@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. Alfabetizei meu filho em um dia ,pois a.Prof.
    Me disse que iria reprova-lo naquele ano.
    Eu não faço cópias de sílabas faço leituras e ele já estava fatigado com tantas cópias.
    Ele quando chegou no dia.seguinte chegou lendo o mundo.

    ResponderExcluir
  53. Tenho 60 anos e.continuo Alfabetizando .
    Esse projeto é maravilhoso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Essa cartilha foi um sonho real . Gostaria tanto de tê-la. Física ou virtual para impressão. Mas parece que ela sumiu, todos que pergunto não tem. Vc guardou?

      Excluir
  54. Que Alegria em encontrar a cartilha: Sonho de Talita.
    Fui alfabetizada a mais de 40 anos. E hoje ao revê-la, as memórias brotaram com todas as suas nuances. Como uma volta àquela época.
    Muita grata por disponibilizar esse material, de tão grande apreço.
    Flávia Cruz

    ResponderExcluir